Fornos em túnel são utilizados em diversas indústrias, principalmente naquelas que necessitam de uma produção em larga escala. Existem diversos modelos que variam de acordo com o mecanismo de aquecimento, podem ser elétricos, a gás ou podem ser movidos a combustível líquido.
Atualmente os fornos em túnel também estão sendo aplicados na indústria de impressão e a Mecolour, buscando sempre inovação, já se adequou ao mercado. Com o Forno em Túnel da marca Mecolour é possível sublimar várias canecas de uma só vez, sendo ideal para empresas com alta produtividade. Vale destacar que as canecas não são os únicos insumos que podem ser sublimados no forno, é possível sublimar qualquer material de cerâmica ou de alumínio que se moldem a manta de silicone.
Como funciona?
Ambas as extremidades são abertas e na parte central no túnel, ocorre o aquecimento. Os insumos, devidamente preparados, são inseridos em uma das extremidades e são levados até o centro através de uma esteira. À medida que as canecas vão passando pelo centro, elas vão sendo submetidas ao processo de sublimação. Após este processo elas são levadas até a outra extremidade, onde deverão ser retiradas rapidamente. Como utilizar?
1. Ligue o forno: conecte o soquete de 380V e ligue o forno. A máquina deve estar no chão.
2. Ajuste a velocidade da esteira: aperte “CARRY” e use “CARRY ADJUST” para regular o tempo do processo, que deve levar por volta de 7 minutos.
3. Ajuste a temperatura: aperte “HEATIN” e utilize + e – para ajustar a temperatura e aperte “HOT WIND” (temperatura indicada 200°C)
4. Cubra a caneca com a arte: cole o papel para sublimação na caneca com fita térmica e encaixe a fita elástica para aplicar pressão na arte contra caneca.
5. Sublime as canecas: coloque as canecas com a cinta elástica na esteira do forno. Use sempre fileiras de três canecas.
Para se obter este maquinário exige um certo valor de investimento, porém, vale a pena se levar em consideração todas as vantagens que o túnel tem a oferecer.